segunda-feira, março 19, 2007

UMIC avalia acessibilidade de home banking

A UMIC vai apoiar um estudo, no âmbito do Plano de Acção para a integração de Pessoas com Deficiências ou Incapacidade, para testar os sites de home banking portugueses. O objectivo é comparar as suas funcionalidades com os princípios definidos pelo World Wide Web Consortium .

O projecto vai ser desenvolvido pela Capgemini Portugal e vai durar até ao próximo mês de Maio junto de vários bancos nacionais. A estratégia vai passar pelo cumprimento de vários pontos, como a definição da metodologia de análise, auditoria aos sites, testes de usabilidade e publicação de um relatório de avaliação deste tipo de sites.

Em comunicado da Capgemini, é referido que a UMIC vai disponibilizar, «a pedido de cada uma das instituições bancárias, um relatório individual de recomendações para melhoria das condições de acessibilidade na Web». O principal objectivo, para além do estudo em si, é levar os bancos a implementarem medidas que facilitem a utilização dos seus sites pelos cidadãos com necessidades especiais.

Para Luís Magalhães, presidente da UMIC, a acessibilidade dos sites de home banking «a pessoas com deficiência e idosos é um imperativo de inclusão social além de permitir que estas pessoas beneficiem de níveis de autonomia e privacidade que os serviços bancários tradicionais não podem fornecer».

Fonte: http://www.i-gov.org/

Sem comentários: