quarta-feira, março 07, 2007

Música ao Alcance de Todos

Ao Alcance de Todos Música, Tecnologia e Necessidades Especiais

10 a 13 de Abril

Casa da Música

Entre 10 e 13 de Abril de 2007, a Casa da Música promove um encontro do qual constarão conferências, concertos, documentários, workshops e residências artísticas em torno dos temas da música, tecnologia e necessidades especiais. O objectivo principal do encontro será o de promover a discussão e a informação acerca da forma como a tecnologia poderá ser usada para tornar a música acessível a todos, através de recursos que possam dar respostas adaptadas a cada indivíduo, independentemente das suas mais valias ou limitações. Pretende-se também propiciar oportunidades concretas de fazer música e de descobrir novas formas de expressão.

Entre os especialistas convidados, o encontro contará com a presença de Rolf Gehlhaar (Conventry School of Art & Design, Conventry University)/Luís Girão, Tony Brooks (Aalborg University Esbjerg)/Eva Petersson/André Rangel, The HeadSpace Ensemble, Rune Simeonsson (University of North Carolina, Chapel Hill) e Tim Yealland (English Touring Opera) /Ana Rita Barata (Vo'Arte).

Rolf Gehlhaar é o criador do Sound=Space, um dos primeiros ambientes musicais interactivos em que o som é produzido a partir do movimento corporal. O trabalho de Rolf Gehlhaar tem permitido o desenvolvimento de software que promove o acesso a determinados contextos/ambientes sonoros para grupos/indivíduos com necessidades especiais.

Tony Brooks e a sua equipa de investigação têm desenvolvido a sua actividade em torno dos sistemas interactivos e da forma como um indivíduo com necessidades especiais poderá interagir com os mesmos de uma forma terapêutica.

O HeadSpace Ensemble é um quarteto cujo nome tem origem num dos instrumentos musicais executados, o head=space, instrumento este que foi especialmente concebido para ser executado por um dos músicos do quarteto, que ficou tetraplégico após um grave acidente.

Rune Simeonsson é umas das mais reconhecidas figuras da actualidade nas áreas do desenvolvimento infantil, da educação especial e da saúde pública, particularmente no que respeita às características desenvolvimentais e psicológicas das crianças e jovens com necessidades especiais.

Por último, a Casa da Música terá o prazer de apresentar o resultado de uma parceria estabelecida entre o Serviço Educativo e a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral - Núcleo Regional do Norte, através de um documentário que retrata o projecto desenvolvido, uma mesa redonda/debate e uma performance multidisciplinar que envolve a música, o teatro musical e a expressão corporal. O projecto é orientado por Tim Yealland e Ana Rita Barata.

Informações e inscrições:

Anabela Leite

Serviço Educativo

Casa da Música

220 120 266

aleite@casadamusica.com

Sem comentários: