sexta-feira, março 02, 2007

Teatro VIVO com audiodescrição

Na última quarta-feira, fiz parte de um grupo de cegos que tiveram a alegria, o prazer e a emoção de assistir a pré-estréia da peça O Andaime, que estará em cartaz no teatro do Espaço VIVO, em São Paulo.

Nem vou falar da qualidade da peça em si, fantástica, muito divertida, mas do prazer que tive ao sair dalí podendo fazer os mesmos comentários que as demais pessoas, ao invés de ser aquele chato fazendo mil perguntas sobre cada cena que não entendeu, ou aquele bobão que não entende as piadas e só ri depois que alguém lhes explica.

Há tempos que venho falando sobre a falta que a audiodescrição faz para as pessoas cegas em cinemas, teatros e na televisão, mas sempre de forma teórica, porque iniciativas como essa ainda são tão raras que mal dá para sentirmos o gosto. É como comer o último pedaço de algo muito gostoso: fica a vontade de quero mais...

Felizmente, não é essa a proposta do Instituto VIVO, que já tornou rotina a apresentação de peças infantis com audiodescrição transmitida por fones de ouvido sem fio, e agora fará o mesmo nas apresentações para adultos, conforme disseram para toda a platéia antes do início da peça.

Meus parabéns ao Instituto VIVO, ao autor, aos atores, a direção e a produção de O andaime, mas um parabéns e um muito obrigado especiais para a Lívia Mota e para as meninas que fizeram a audiodescrição: vocês me fizeram voltar a sentir o prazer que tinha de ir ao teatro quase 30 anos atrás, , quando ainda enxergava.

Fonte: Paulo Romeu

Sem comentários: