terça-feira, novembro 07, 2006

Projecto Astro - PT e ME a pensar nas NEES??

A Fundação Portugal Telecom e o Ministério da Educação assinaram um acordo para apoiar alunos com necessidades educativas especiais.
Denominado “Projecto Astro”, este é mais uma parceria em linha com a política de responsabilidade social da Portugal Telecom.
Garantir o acesso ao ensino escolar de crianças e jovens impossibilitados de frequentar regularmente a escola por razões de saúde. É este objectivo do Protocolo de Colaboração do “Projecto Astro”. A assinatura foi feita no dia 24 de Outubro entre a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação e a Fundação Portugal Telecom.
A cerimónia da assinatura do “Projecto Astro” contou com a presença de Luís Sousa de Macedo, Administrador da Fundação PT, Idália Moniz, Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Valter Lemos, Secretário de Estado da Educação e Luís Manuel Capucha, Director Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação.
Luís Capucha, abriu a sessão e enalteceu a “ disponibilidade da Portugal Telecom para desenvolver este tipo de iniciativas”. Luís Sousa de Macedo, realçou a importância desta parceria e referiu que “um dos eixos de actuação da Portugal Telecom prende-se com o combate à info-exclusão”. Por isso, o Administrador da Fundação PT referiu que “este combate faz-se através das soluções especiais da PT para ajudar idosos, doentes graves, e deficientes. É este universo que nos preocupa mais e por isso é que a PT tem investido tanto neste tipo de projectos”, salientou Luís Sousa de Macedo.
O Administrador da Fundação PT salientou ainda a qualidade do Projecto Astro e desta parceria, que “é mais uma passo para fortalecer a política de responsabilidade da Portugal Telecom”.
No âmbito deste Protocolo serão criados pela Fundação Portugal Telecom, ao longo de 3 anos, no nosso país, 25 Centros de Recursos Astro onde serão instalados produtos e serviços com a designação Soluções Especiais PT, destinados a alunos com limitações visuais, neuro-motoras e/ou cognitivas, utilizadores de comunicações aumentativas. Em cada centro será disponibilizado um acesso à Internet em banda larga e assegurada a instalação do respectivo Kit ADSL. Neste sentido, Idália Moniz, referiu que “este protocolo tem grande significado precisamente porque permite criar condições para que 25 escolas do país usufruam deste projecto”, sublinha a Secretária de Estado.
Valter Lemos, Secretário de Estado da Educação agradeceu no final à Portugal Telecom. “ Esta é uma grande oportunidade que a PT está a dar aos serviços do Ministério da Educação.Por isso, estamos muito satisfeitos com esta parceria, até porque a responsabilidade social da PT já é reconhecida na sociedade portuguesa”, salientou.
No Protocolo está também prevista a instalação, em 20 locais diferentes, da Solução PT Teleaula, desenvolvida pela PT Inovação e baseada em videoconferência, que possibilita a interacção de alunos deficientes em regime domiciliário ou hospitalizados, com as turmas em que se encontram inseridos. Em cada local será assegurado o acesso à Internet em banda larga (ADSL).
As crianças deficientes em Portugal, que não podem deslocar-se às escolas, vão ser abrangidas por esta solução.
Esta colaboração com o Ministério da Educação, que implica um investimento superior a 360 mil euros, insere-se na prática de cidadania empresarial da Portugal Telecom que, através da Fundação PT, se empenha na procura de serviços, produtos e soluções que contribuam para uma melhor qualidade de vida dos cidadãos com necessidades especiais de comunicação.

Sem comentários: