domingo, novembro 05, 2006

Dia Mundial da Usabilidade

A tecnologia hoje é muito difícil de ser utilizada. O telefone celular deveria ser tão fácil de usar quanto a maçaneta da porta. Para humanizar um mundo que usa a tecnologia como infraestrutura em diversas áreas como educação, saúde, governo, comunicação, entretenimento e trabalho acreditamos que é preciso desenvolver tecnologias que coloquem o ser humano em primeiro lugar.

A tecnologia deve melhorar nossas vidas e não aumentar nosso estresse ou nos colocar em risco por conta de um projeto mal feito ou da baixa qualidade de um produto. É nossa obrigação garantir que essa tecnologia seja eficiente, satisfatória e confiável e que possa ser usada por todos. Isto é particularmente importante para pessoas portadoras de necessidades especiais porque a tecnologia pode melhorar suas vidas e permitir que participem plenamente do trabalho e da vida social e cívica.

Erro humano é uma expressão incorreta. A tecnologia deve ser desenvolvida considerando que os seres humanos possuem limitações. O erro humano ocorre quando a tecnologia não é igualmente fácil de compreender e usar. É preciso reduzir o erro humano resultante de maus projetos.

Nós acreditamos na necessidade de um esforço conjunto e coordenado para desenvolver uma tecnologia confiável e fácil de usar, que ajude as pessoas em todos os aspectos da vida, incluindo educação, saúde, governo, privacidade, comunicações, trabalho e entretenimento. É preciso colocar as pessoas no centro do projeto, partindo de suas necessidades e desejos para chegar a uma tecnologia que beneficie a todos.

Por isso, nós, abaixo assinados, concordamos em trabalhar juntos para projetar uma tecnologia que ajude os seres humanos a realizar seu potencial, de maneira que possamos criar um mundo melhor para nós e para as futuras gerações.

Nós decidimos celebrar o Dia Mundial da Usabilidade todos os anos, para estabelecer um dia mundial de eventos ao redor do mundo que unirá comunidades de profissionais, industriais, educadores, cidadãos e grupos governamentais em torno de nosso objetivo comum: assegurar que a tecnologia auxilie as pessoas a viver seu potencial em plenitude e ajude a criar um mundo melhor para os cidadãos de todos os países.
Artigo 1: Educação
Escolas dotadas de redes de comunicação com ou sem fio estão cada vez mais comuns. Em todo o mundo os alunos se beneficiam de computadores, do acesso à Internet e de telecomunicação de baixo custo, fáceis de usar e confiáveis. A tecnologia educacional não deve estar apenas disponível e acessível financeiramente, mas deve ser utilizada com facilidade por professores, pais e alunos.
Artigo 2: Saúde
A Saúde deve estar à disposição de todos no mundo inteiro. A tecnologia na Medicina pode ajudar a melhorar a saúde, mas deve ser fácil de usar: o erro nessa área tem um custo elevado. Nós somos o que comemos, por isso precisamos de alimentos mais saudáveis que promovam o bemestar das pessoas em todo o mundo. A tecnologia que produz melhores alimentos para todos deve ser construída a partir de pesquisas que tenham em mente o ser humano como um todo.
Artigo 3: Governo
Os governos ao redor do planeta procuram utilizar novas tecnologias para melhor servir a seus cidadãos e para aumentar a sua participação cívica. Os cidadãos podem pagar impostos e cuidar de seus negócios online em diversos países do mundo; esta possibilidade deveria estar disponível para todas as pessoas, eliminando a exclusão digital que separa ricos e pobres ou isola grupos sociais. Os sistemas de votação eletrônicos devem garantir a confiabilidade e o sigilo das eleições. A tecnologia que apóia o compromisso cívico deve assegurar a todos os cidadãos oportunidades e acesso iguais, e deve ser fácil de usar e fácil de compreender por todos os cidadãos, incluindo aqueles portadores de qualquer tipo de necessidade especial.
Artigo 4: Comunicação
As pessoas precisam se conectar umas com as outras. Nunca antes houve tantos meios de comunicação: telefones, Internet, mensagens e a mídia impressa. A tecnologia que facilita a comunicação entre as pessoas deve ser de uso intuitivo. Ela deve apresentar instruções fáceis de entender, e botões, puxadores e mostradores que não precisem de ajustes constantes.
Artigo 5: Privacidade e Segurança
À medida que cresce o uso da tecnologia também aumenta a preocupação em relação a novas formas de comércio eletrônico, governo eletrônico e comunicação eletrônica. É preciso construir proteções adequadas que assegurem interações seguras, proteção às crianças e sistemas dignos de confiança.
Artigo 6: Entretenimento
O entretenimento não é somente para o nosso tempo livre. As pessoas utilizam o entretenimento por diversas razões na sua vida cotidiana. O mundo do entretenimento aderiu à tecnologia para nos oferecer fotos, filmes, músicas e jogos de novas maneiras e em diferentes dispositivos. Mas mesmo
O divertimento pode se beneficiar da usabilidade! Controles remotos incompreensíveis, instruções confusas e relógios de videocassetes desconfigurados pedem por melhorias nas mídias eletrônicas. Sistemas de entretenimento fáceis de usar tornarão a nossa experiência menos cansativa e frustrante.

Sem comentários: