quinta-feira, junho 14, 2007

Cego vai testar acesso à Internet

Um cego vai fechar-se em casa, a partir de hoje e durante cinco dias, para testar a acessibilidade à Internet por parte dos deficientes visuais portugueses. A experiência vai ser realizada em plena campanha presidencial pela inclusão.

Fernando vai tentar marcar consultas pela Internet, comprar alimentos, procurar atendimento na câmara municipal, pagar a conta da água e comprar um bilhete para um espectáculo musical. Estes serão alguns dos testes para verificar até que ponto a sociedade portuguesa terá adoptado a internet como meio de integração da pessoa com deficiência.

A iniciativa ,denominada Integra21, tem o patrocínio do presidente da República e resulta de uma parceria entre a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e a Associação do Comércio Electrónico de Portugal (ACEPO), através da empresa Vector21, do sector de tecnologias de informação.

"Não se trata de um teste de sobrevivência", já que Fernando vai ter em casa comida e outros bens essenciais, explicou à Lusa a representante da empresa, que pretende verificar o número de sites a que Fernando consegue aceder durante aquele período. "Acredito que não vai conseguir fazer uma compra on-line", afirmou Teresa Marta, distinguindo entre a possibilidade de acesso aos sites e a efectivação do acto de compra.

Será pedido a Fernando que compare também a experiência de compras pela internet com a de compras presenciais. Um objecto simples, como um CD, permitirá verificar se são maiores as barreiras físicas colocadas a cegos ou as da Internet.

Os sites da administração pública, muitos deles pela falta de actualização de dados, e os de aquisição de produtos comerciais deverão ser os que maiores obstáculos trarão à experiência para que Fernando se voluntariou.

Fonte: http://jn.sapo.pt/

Sem comentários: