sábado, junho 16, 2007

Bike Tour Bicicletas duplas permitem a participação de invisuais

Na segunda edição do Bike Tour vai ser possível o aluguer de kits que incluem bicicletas duplas, que permitem a participação de invisuais que podem ser acompanhados por um guia que os orientará ao longo da prova. "É importante que se trabalhem questões como a igualdade, principalmente quando atravessamos o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos", disse Rui Cunha, provedor da Santa Casa da Misericórdia, uma das presenças na apresentação oficial da bicicleta, que ocorreu ontem, no centro de reabilitação de Alcoitão.

Este progresso tornou-se possível graças à ligação entre a organização do evento, o Ministério do Trabalho, a secretária de Estado adjunta e da Reabilitação e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A participação de invisuais abre novos horizontes na sociedade portuguesa que, segundo Idália Moniz, secretária de Estado adjunta e da reabilitação, "tem sofrido vários avanços ao longo dos últimos 30 anos. É uma sociedade que começa a aceitar a diferença", diz. Com o lema Pedalada... Só com a tua energia! a edição deste ano insere-se ainda numa campanha nacional levada a cabo pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT). "Que este lema incuta às pessoas a necessidade de viverem a vida só com a sua energia, não recorrendo a nenhum tipo de estupefacientes", diz João Goulão, presidente do IDT, também presente na cerimónia. Além disto, a iniciativa pretende alertar para um estilo de vida cada vez mais sedentário e para a defesa de hábitos mais saudáveis.

O Bike Tour foi pensado para não praticantes de cicloturismo, com idade superior a 12 anos, e para proporcionar aos participantes um convívio saudável, assim como a oportunidade de admirar e descobrir lugares numa perspectiva diferente da que têm habitualmente nos meios de transporte motorizados. Este ano o evento divide-se em duas edições. A primeira em Lisboa, a 24 Junho, com início na Ponte Vasco da Gama e final no Parque das Nações. E, pela primeira vez, no Porto, a 22 Julho, com início em Gaia e final na Foz do Porto. Inês Caridade

Fonte: http://jornal.publico.clix.pt/

Sem comentários: