sábado, maio 17, 2008

Dia Internacional da Sociedade de Informação e das

Estima-se que existam 650 milhões de pessoas em todo o mundo com necessidades especiais. Ao incluir as suas famílias, o número passa para os dois mil milhões, ou seja, um terço da população mundial é afectada directamente pelas condições especiais de pelo menos um familiar.

Neste contexto, a Sociedade Mundial da Informação e das Telecomunicações acredita que a utilização das TIC poderá ter um papel fundamental ao serviço destas pessoas, nomeadamente como forma de as ligar entre si e de as auxiliar a melhorar a sua qualidade de vida.

No âmbito do Dia Internacional da Sociedade de Informação e das Telecomunicações, celebrado hoje, Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, revelou ao mundo que "é vital mudar as atitudes e aproximar as pessoas com necessidades especiais, assegurando que todos os direitos humanos e liberdades fundamentais são respeitados, incluindo o direito à participação na sociedade de informação".

Hamadoun Touré, secretário-geral do ITU, também discursou no âmbito das comemorações referindo que "o crescimento fenomenal das TIC nos últimos 25 anos já fez nascer um sem número de novas tecnologias que habilitam as pessoas com todos os tipos de deficiência a tomar
papéis activos na sociedade".

A primeira-dama do Egipto, Suzanne Mubarak, recebeu da ITU o prémio deste ano da Sociedade de informação e Telecomunicações e apelou para o compromisso das nações na ajuda a crianças e jovens com necessidades especiais. A laureada frisou ainda a importância da Declaração do Cairo para o Suporte ao Acesso a Serviços TIC por parte de pessoas com deficiências.

O prémio foi também entregue ao Consórcio DAISY, que promove normas e tecnologias que auxiliem pessoas com deficiências visuais, e Andrea Saks que promove o acesso à Internet junto de pessoas com necessidades especiais.

Sem comentários: