sábado, maio 17, 2008

Artigo no Mensageiro UTAD

A Semana das Engenharias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com o tema "ajudar as pessoas com a tecnologia e acessibilidade", decorreu entre os dias 5 e 11de Maio. O núcleo de alunos de Eng. de Reabilitação e Acessibilidades Humanas (NAERA) levou a cabo diversas actividades com o intuito de "sensibilizar" as pessoas não portadoras de deficiência para os problemas num "país pouco desenvolvido na área da reabilitação".

"Este é o primeiro evento organizado pelo núcleo do nosso curso, mas queremos fazer mais a favor da sensibilização das pessoas", explicou David Fonseca, presidente do NAERA. Com uma exposição no centro comercial Dolce Vita de Vila Real, os alunos do recém criado curso de engenharia da UTAD alertaram os visitantes para questões como a "mobilidade em cadeira de rodas ou sem recurso à visão" e ainda para a "necessidade de adaptação de brinquedos", para as crianças portadoras de deficiência.

A iniciativa do NAERA abrangeu ainda o desporto, "pois é uma das melhores formas de superar obstáculos", referiu David Fonseca. A modalidade escolhida foi o basquetebol adaptado, com a equipa da APD Paredes a mostrar as suas habilidades na cidade vila-realense. A equipa a competir a nível nacional é orientada por Ana Lúcia, aluna da Licenciatura em Ciências do Desporto na academia transmontana. "Estas incitativas são muito importantes para a sensibilização, pois as dificuldades existem e é preciso alertar as mesmas", referiu a treinadora. Quanto à modalidade, Ana Lúcia diz que é "ainda pouco conhecida». "Apesar de haver competição a nível nacional, dividida em duas zonas, norte e sul, ainda é pouco conhecido o basquetebol em cadeira de rodas. Este tipo de iniciativas também são boas para a divulgação desta actividade."

No final de uma semana dedicada à "sensibilização para a reabilitação", David Fonseca fala com surpresa quanto ao número de visitantes. "Foram muitas as pessoas que passaram pelo Dolce Vita. Não esperávamos tanta participação e tanto interesse por parte dos visitantes." Para o responsável pelo NAERA, este foi mais um passo para a "mudança necessária", "É preciso organizar mais iniciativas como esta, para mostrar o que é preciso mudar e lutar contra as barreiras existentes em Portugal."

Frederico Correia

Sem comentários: