domingo, abril 29, 2007

A primeira cidade a ter guias para os invisuais

Penafiel é a primeira cidade do país a ter uma marcação no pavimento de textura diferenciada para cegos, uma decisão política que deu ao município, em Janeiro passado, a possibilidade de hastear a primeira bandeira de prata atribuída a nível nacional, entre 80 autarquias aderentes da Rede Nacional das Cidades e Vilas Com Mobilidade Para Todos. A próxima fase passa pela entrada em vigor de um novo Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação (RUME), extensivo a todo o concelho, e de um plano estratégico de mobilidade total da cidade.Poucos se apercebem da importância das pedras colocadas, em forma de T, nos passeios da principal avenida de Penafiel, mas, graças a essas guias, um invisual consegue detectar a presença das passadeiras e atravessá-las em segurança. As guias fazem parte de um novo conceito urbano e foram colocadas quando da última remodelação urbana, cujo objectivo foi eliminar barreiras e criar um espaço de mobilidade acessível para todos. "Uma cidade desenhada para uma pessoa com deficiência é uma cidade desenhada para toda a gente", afirma Paula Teles, professora universitária e especialista em mobilidade, responsável pelo Gabinete de Mobilidade da Câmara penafidelense.

Os primeiros passos para a eliminação de barreiras físicas no centro urbano começaram a ser dados há cerca de dois anos, quando, a 23 de Janeiro de 2004, Penafiel se constituiu numa das 30 autarquias fundadoras da Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos, por proposta da Associação Portuguesa de Planeadores do Território. Mais tarde, em Outubro desse ano, a Autarquia constituiu o Gabinete de Mobilidade destinado a planear uma nova concepção de cidade. Paula Teles diz que certos estudos apontam para 2030 um aumento de 25% da população europeia com mais de 65 anos, reforçando ainda mais o papel do turismo sénior como uma das principais receitas. José Vinha

Fonte: http://jn.sapo.pt/

quinta-feira, abril 26, 2007

TDT terá dois concursos diferentes: TV paga e sinal aberto

O Governo vai lançar dois concursos diferentes para a televisão digital terrestre (TDT), um para a gestão da plataforma onde vão estar os canais em sinal aberto e outro para os canais por assinatura, revelou à Lusa o ministro dos Assuntos Parlamentares.

O primeiro concurso, para a plataforma onde ficarão a RTP, a SIC e a TVI, será «dirigido pela Anacom (a Autoridade Nacional das Comunicações)», porque é um «concurso de telecomunicações», uma vez que estas televisões em sinal aberto já têm licença, explicou Augusto Santos Silva.

O segundo concurso, por outro lado, prevê a atribuição, simultânea, de uma licença para a gestão da plataforma de difusão e também uma outra para a gestão do conjunto dos canais por assinatura.

Fonte: Diário Digital / Lusa

terça-feira, abril 24, 2007

Surdos vão ter dicionário gestual multilingue disponível na Internet

O dicionário, que será disponibilizado on-line de forma gratuita, vai abarcar a tradução de mil palavras em seis diferentes línguas. Um conjunto formado por vocábulos do quotidiano e também termos técnicos ligados às áreas da marcenaria e da restauração. Isto porque o objectivo último deste projecto é precisamente auxiliar o acesso dos surdos à formação naquelas áreas profissionais. "Foram escolhidas estas áreas porque as equipas dos outros países pertencem a escolas profissionalizantes que têm a madeira e a restauração em comum", explica Orquídea Coelho.
Uma versão incompleta do dicionário já está on-line (www.spreadthesign.com), disponibilizando imagens de várias palavras em inglês, lituano, sueco e espanhol. "Já filmámos duzentas palavras, mas que ainda não foram lançadas na Internet por causa de um problema informático que esperamos resolver dentro de alguns dias", adiantou a investigadora. As primeiras 500 palavras têm que ficar prontas até Julho. Para trás ficaram vários meses de negociações da lista de palavras e das regras de filmagem. "Os gestos são todos validados por surdos "seniors" e as filmagens têm decorrido aos sábados de manhã, sendo iguais em todos os países: os intérpretes vestidos com uma camisola preta num fundo cor de laranja."
Em Setembro, arranca a segunda fase com a gravação de gestos relacionados com a restauração. "Tudo o que seja ligado aos alimentos, a sua confecção e conservação, e ao servir à mesa", explicita Orquídea Coelho. As dificuldades maiores surgem quando uma palavra não tem correspondência na língua gestual. "Nesses casos, recorremos à dactilologia, ou seja, soletramos as letras com as mãos, e isso é possível porque existe um gesto para cada letra do abecedário."
Em teoria, o dicionário multilingue de língua gestual poderá ajudar o universo de cerca de 150 mil surdos que se calcula existirem em Portugal. E a esperança é que motive quem queira aventurar-se no mercado de trabalho europeu, podendo nomeadamente facilitar a formação profissional nos países aderentes ao projecto. "Um surdo que queira fazer um estágio profissional na Suécia, Lituânia ou República Checa, por exemplo, vai encontrar suporte e amparo neste dicionário. Aliás, esses países já estão a fazer programas de mobilidade para surdos, ao contrário do que se passa aqui", declara Orquídea Coelho, lamentando o facto de em Portugal haver "despachos normativos muito acertados nesse sentido mas que nunca foram aplicados no terreno".
A conferência anual final do projecto vai realizar-se em Portugal, em Julho de 2008, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Mas o projecto ficará acessível à comunidade de surdos muito antes dessa data. Aliás, no endereço www.spreadthesign.com">www.spreadthesign.com, de acesso gratuito, já podem ser consultadas as primeiras de um total de mil palavras: ligadas ao sector da marcenaria e da restauração, mas também ao quotidiano dos seis países aderentes ao projecto.

Fonte: Jornal Público

terça-feira, abril 17, 2007

BRAGA APRESENTA “GUIA DE RECURSOS”

ANO EUROPEU DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

BRAGA APRESENTA “GUIA DE RECURSOS”

PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


A Câmara Municipal de Braga, através do seu Gabinete de Acção Social, apresenta esta terça-feira (17 de Abril, 16h00, auditório da “Agere, EM”) um “Guiade Recursos para as Pessoas com Deficiência no Concelho de Braga”. A iniciativa integra-se no programa evocativo do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidadespara Todos, que justifica a deslocação a esta cidade, neste dia, do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva. O Ano Europeu da Igualdadede Oportunidades para Todos motiva igualmente a inauguração em Braga, ainda esta terça-feira (17), de uma exposição itinerante dedicada a esta temática,instalada no Largo do Pópulo, onde permanece até 22 de Abril.

Este “ano europeu” – recorde-se – tem como objectivo geral sensibilizar a população para os benefícios de uma sociedade mais justa e solidária, atravésda promoção da igualdade e da não-discriminação: «é preciso que se ofereçam a todas as pessoas, independentemente do sexo, idade, origem racial ou étnica,religião ou crença, deficiência ou orientação sexual, as mesmas oportunidades».

De carácter divulgativo e consultivo, o “Guia de Recursos para as Pessoas com Deficiência no Concelho de Braga”, resultando da articulação interactiva dosrecursos locais disponíveis a este nível, visa contribuir para a construção de projectos de desenvolvimento da autonomia e bem-estar das pessoas com necessidadesespeciais, assim como da cidadania activa.

Editado pela Câmara Municipal de Braga no contexto de um grupo de trabalho com a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal e com o “Alfacoop - ExternatoInfante D. Henrique”, de Ruilhe (Braga), o compacto digital que agora vai ser apresentado cumpre o imperativo das acessibilidades para todos enquanto promotordo uso das novas tecnologias e meio facilitador do acesso à informação.

De acordo com a Vereadora da Acção Social na Câmara Municipal de Braga, a estrutura deste suporte operacionaliza-se em onze domínios designados por referênciasde base, avaliação médica da incapacidade, instituições de apoio, protecção social, saúde, educação, formação e emprego, ajudas técnicas, fiscalidade,autarquia e outras informações.

«Cada um destes domínios nomeia informação útil sobre o tema, legislação relevante e hiperligações externas; estes conteúdos consideram-se de utilidadepara técnicos, investigadores, comissões sociais e população em geral», explica Palmira Maciel.

Refira-se, neste contexto, que o Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal de Braga desenvolve até 22 de Abril um programa de animação do espaço ondeestá patente ao público a exposição itinerante “Por uma Sociedade Justa”, programa amanhã dedicado à deficiência e que, como tal, regista a colaboraçãoda Associação Portuguesa de Deficientes e da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal.

De acordo com a entidade promotora deste “ano europeu”, as acções a desenvolver, a par das políticas em curso de emprego, de habitação, de formação e qualificação,muito poderão contribuir para o reforço da coesão social nacional e para a promoção da cidadania, nomeadamente através da promoção de eventos, encontrose campanhas de sensibilização (educativas e de informação), direccionadas para a promoção do respeito pela diversidade.

A este conjunto de acções e actividades subjaz a intenção de contribuir para uma reestruturação social, através da promoção de valores de igualdade e cidadania,que permitam eliminar estereótipos e alterar as representações sociais de senso comum, bem como divulgar os Direitos Humanos.

Este objectivo – sublinha – poderá contribuir para corrigir os desequilíbrios sociais e culturais existentes ao nível das especificidades regionais do país,através de uma pedagogia e cultura política protagonizada pelos agentes de desenvolvimento, no sentido de valorizar e promover a diversidade e a solidariedadeinter-geracional como factores de cidadania.

Mais informação:

http://www.igualdades2007.com.pt

Câmara Municipal de Braga, 16 de Abril de 2007

P’ O Gabinete de Comunicação,

(João Paulo Mesquita)

Para eventual contacto, utilize 253 203 153 - 966 787 083 - comunica@cm-braga.pt

domingo, abril 08, 2007

Criado site de encontros para deficientes

A Suécia colocou on-line um site de encontros dedicado a pessoas portadoras de deficiências físicas e mentais. Nas duas primeiras semanas o portal KlubbFH já foi acedido por mais de 1,6 mil utilizadores, algumas das quais pessoas sem deficiência.

Em entrevista à BBC, o fundador do site, Robert Öijvall, afirma que o objectivo desta iniciativa é «promover o encontro de pessoas, evitando qualquer tipo de segregação».

A ideia surgiu quando o responsável pelo serviço, ele próprio portador de um pé artificial, participava num curso para deficientes. «No final do curso, alguém perguntou se ficara alguma coisa de fora da discussão», ao que uma das participantes respondeu «sexo e relacionamento», realça.

No KlubbFH os utilizadores podem entra em salas de chats e enviar mensagens a outros utilizadores. No site podem ainda contar com a ajuda de terapeutas, cuja função é responder a perguntas dos utilizadores.

A boa receptividade que o site tem tido na Suécia levou Robert Öijvall a desenvolver uma versão em inglês, que deverá estar on-line brevemente. Nos próximos tempos, o responsável pretende criar versões nas línguas dos países nórdicos e adaptar o site a outros países.


Endereço: http://www.klubbfh.se

Programa de alerta de carteiros

O município de Nova Iorque, em conjunto com os correios, vai adoptar um programa de treino de carteiros para que estes alertem as autoridades caso detectem algo de anormal nas casas que visitam, nomeadamente onde habitam idosos. A iniciativa, designada como Programa de Alerta dos Carteiros, foi desenvolvida devido ao aumento de pessoas idosas a viverem sozinhas na cidade de Nova Iorque, o que se tem tornado numa preocupação para as autoridades. “Ninguém conhece melhor os nossos vizinhos que os carteiros, que visitam diariamente as casas das pessoas idosas ou deficientes”, explicou o «mayor» (presidente da câmara) Michael Bloomberg, acrescentando que o Programa de Alerta dos Carteiros permitirá manter o contacto com os idosos, as pessoas que estão sós em casa e os deficientes.

Esta não é a primeira vez que esta ideia é avançada, já que a cidade de Nova Iorque já teve um programa semelhante na década de 1970 e o presidente Ronald Reagan criou um semelhante a nível nacional em 1982. Mas foram esquecidos. Casos recentes levaram à reactivação do programa. Uma das formas dos carteiros notarem qualquer coisa anormal é darem atenção à acumulação exagerada de correio numa residência, devido ao grande volume de publicidade, o chamado «junk mail», que diariamente chega às caixas do correio. Robert Daruk, chefe dos correios de Nova Iorque, afirma-se satisfeito por o programa ter sido reactivado na cidade, uma vez que os carteiros “fazem mais do que entregar o correio. São os olhos e os ouvidos da comunidade”. No âmbito do programa, vai ser dada formação aos carteiros, e aos idosos e deficientes um autocolante ou uma etiqueta magnética que deverão colocar dentro das suas caixas de correio.
Fonte: Primeiro de Janeiro

Grupo de Teatro e Animação da ACAPO

Delegação distrital de Braga
O grupo de Teatro e animação da Acapo – Associação dos cegos e amblíopes de Portugal – delegação distrital de Braga, está desde Dezembro de 2006 a apresentar um espectáculo de animação, com o objectivo de contribuir para fomentar ainda mais uma imagem positiva dos cegos e amblíopes junto da opinião pública.

Com este espectáculo, pretendemos demonstrar que os Cegos e amblíopes também têm capacidade de realização no meio artístico, e que no fundo, a nossa incapacidade sensorial não nos impede de podermos fazer Teatro, estando aliás no mesmo patamar do que os restantes grupos de Teatro amador, no que ao grau de exigência diz respeito.

O nosso espectáculo é constituído por duas partes.

Na primeira parte apresentamos a peça de Teatro intitulada “A Ratinha Vaidosa”, uma adaptação feita pelo nosso grupo.

Na Segunda parte apresentamos um espectáculo musical, igualmente produzido, concebido e realizado pelo próprio grupo.

Se pretender conhecer-nos melhor, recomendamos vivamente que visite o nosso site.

Fonte: http://www.aratinhavaidosa.com.sapo.pt

Grupo de Teatro e Animação da ACAPO

Delegação distrital de Braga
O grupo de Teatro e animação da Acapo – Associação dos cegos e amblíopes de Portugal – delegação distrital de Braga, está desde Dezembro de

2006 a apresentar um espectáculo de animação, com o objectivo de contribuir para fomentar ainda mais uma imagem positiva dos cegos e amblíopes junto da
opinião pública.

Com este espectáculo, pretendemos demonstrar que os Cegos e amblíopes também têm capacidade de realização no meio artístico, e que no fundo, a nossa incapacidade
sensorial não nos impede de podermos fazer Teatro, estando aliás no mesmo patamar do que os restantes grupos de Teatro amador, no que ao grau de exigência
diz respeito.

O nosso espectáculo é constituído por duas partes.

Na primeira parte apresentamos a peça de Teatro intitulada “A Ratinha Vaidosa”, uma adaptação feita pelo nosso grupo.

Na Segunda parte apresentamos um espectáculo musical, igualmente produzido, concebido e realizado pelo próprio grupo.

Se pretender conhecer-nos melhor, recomendamos vivamente que visite o nosso site.

Fonte: http://www.aratinhavaidosa.com.sapo.pt

sábado, abril 07, 2007

Ottobock Super Four Hibrid Vehicle



Descrição do filme: Uma cadeira de rodas com tracção as quatro rodas

Países firmam Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências

A 30 de Março de 2007
Uma cerimônia na Assembléia Geral da ONU marcou a assinatura da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências. O documento foi firmado por 50 países incluindo Brasil e Portugal.
Mas para entrar em vigor, a convenção precisa ser assinada ainda por mais 20 países.

A assinatura, nesta sexta-feira, ocorreu após a adoção do tratado pela Assembléia Geral em dezembro. A convenção prevê proteção para mais de 650 milhões de deficientes em nível mundial.

Segundo o documento, os países precisam criar mecanismos necessários para para facilitar o dia-a-dia de quem tem uma deficiência. Ainda pelo tratado, pessoas com deficiência devem ter o direito de opinar sobre as decisões que irão afetá-las diretamente.

Um outro país de língua portuguesa que firmou o documento é Cabo Verde, no oeste da África.

A embaixadora do país, Fátima Veiga, falou à Rádio ONU, que o caminho até o acordo foi longo.

"É um ato que irá permitir, efetivamente, após três anos de discussão, mas também quase uma década de análise de criação de comissões, que as pessoas portadoras de deficiência possam exercer seus direitos e liberdades fundamentais com igualdade junto a outros indivíduos ", disse.

Ao discursar na cerimômia da Assembléia Geral, a vice-secretária-geral da ONU, Asha-Rose Migiro, lembrou que a convenção proíbe a discriminação às pessoas com deficiências, incluindo na área do emprego.

Participaram ainda da cerimônia na Assembléia Geral, a alta comissária da ONU e Direitos Humanos, Louise Arbour e a presidente da casa, Sheika Al-Khalifa.

domingo, abril 01, 2007

III Seminário de Usabilidade

Realiza-se no próximo dia 4 de Abril às 15h o 3 º Seminário de Usabilidade, o evento anual da Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade (APPU), este ano dedicado ao tema "Novos Desafios":

"Os produtos que utilizamos no nosso dia-a-dia são cada vez mais complexos. Os sites da Internet possuem níveis cada vez maiores de interactividade. Como manter a simplicidade de utilização neste contexto, assegurando a satisfação dos utilizadores?"

Programa:
14:30 – Recepção aos Participantes
15:00 – Apresentação / Boas Vindas (Bruno Figueiredo)
15:15 – Processos de design centrados no utilizador para sistemas interactivos (Francisco Rebelo)
15:45 – Prototipagem em Papel (Ivo Gomes)
16:15 – Coffee Break
Apresentação sobre Usabilidade de Sistemas Comandados pela Voz no Windows Vista (Microsoft)
16:45 – Usabilidade em Rich Internet Applications (Bruno Figueiredo)
17:15 – Usabilidade em Comunidades Geradas pelos Utilizadores (Pedro Custódio)
17:45 – Mesa Redonda / Debate: "Os Novos Desafios das Aplicacões Web: Interacções Ricas"
18:30 – Encerramento

Inscrições Gratuitas:
O Seminário é de entrada livre. No entanto, a sala tem uma capacidade limitada, pelo que será necessário inscrever-se enviando um e-mail com nome e contacto para info@usabilidade.org.

Local e Transportes:
Auditório da Microsoft
Edifício Qualidade, C1 - C2
Av. Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva
Tagus Park, Porto Salvo, Oeiras

Para quem tenha dificuldades em deslocar-se para o local do evento, a APPU vai mediar uma lista de procura e oferta de transporte individual. Basta enviar uma mensagem para info@usabilidade.org e indicar se se trata de procura ou oferta e o local de partida.

Mais informações: www.usabilidade.org