terça-feira, abril 17, 2007

BRAGA APRESENTA “GUIA DE RECURSOS”

ANO EUROPEU DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

BRAGA APRESENTA “GUIA DE RECURSOS”

PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


A Câmara Municipal de Braga, através do seu Gabinete de Acção Social, apresenta esta terça-feira (17 de Abril, 16h00, auditório da “Agere, EM”) um “Guiade Recursos para as Pessoas com Deficiência no Concelho de Braga”. A iniciativa integra-se no programa evocativo do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidadespara Todos, que justifica a deslocação a esta cidade, neste dia, do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva. O Ano Europeu da Igualdadede Oportunidades para Todos motiva igualmente a inauguração em Braga, ainda esta terça-feira (17), de uma exposição itinerante dedicada a esta temática,instalada no Largo do Pópulo, onde permanece até 22 de Abril.

Este “ano europeu” – recorde-se – tem como objectivo geral sensibilizar a população para os benefícios de uma sociedade mais justa e solidária, atravésda promoção da igualdade e da não-discriminação: «é preciso que se ofereçam a todas as pessoas, independentemente do sexo, idade, origem racial ou étnica,religião ou crença, deficiência ou orientação sexual, as mesmas oportunidades».

De carácter divulgativo e consultivo, o “Guia de Recursos para as Pessoas com Deficiência no Concelho de Braga”, resultando da articulação interactiva dosrecursos locais disponíveis a este nível, visa contribuir para a construção de projectos de desenvolvimento da autonomia e bem-estar das pessoas com necessidadesespeciais, assim como da cidadania activa.

Editado pela Câmara Municipal de Braga no contexto de um grupo de trabalho com a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal e com o “Alfacoop - ExternatoInfante D. Henrique”, de Ruilhe (Braga), o compacto digital que agora vai ser apresentado cumpre o imperativo das acessibilidades para todos enquanto promotordo uso das novas tecnologias e meio facilitador do acesso à informação.

De acordo com a Vereadora da Acção Social na Câmara Municipal de Braga, a estrutura deste suporte operacionaliza-se em onze domínios designados por referênciasde base, avaliação médica da incapacidade, instituições de apoio, protecção social, saúde, educação, formação e emprego, ajudas técnicas, fiscalidade,autarquia e outras informações.

«Cada um destes domínios nomeia informação útil sobre o tema, legislação relevante e hiperligações externas; estes conteúdos consideram-se de utilidadepara técnicos, investigadores, comissões sociais e população em geral», explica Palmira Maciel.

Refira-se, neste contexto, que o Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal de Braga desenvolve até 22 de Abril um programa de animação do espaço ondeestá patente ao público a exposição itinerante “Por uma Sociedade Justa”, programa amanhã dedicado à deficiência e que, como tal, regista a colaboraçãoda Associação Portuguesa de Deficientes e da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal.

De acordo com a entidade promotora deste “ano europeu”, as acções a desenvolver, a par das políticas em curso de emprego, de habitação, de formação e qualificação,muito poderão contribuir para o reforço da coesão social nacional e para a promoção da cidadania, nomeadamente através da promoção de eventos, encontrose campanhas de sensibilização (educativas e de informação), direccionadas para a promoção do respeito pela diversidade.

A este conjunto de acções e actividades subjaz a intenção de contribuir para uma reestruturação social, através da promoção de valores de igualdade e cidadania,que permitam eliminar estereótipos e alterar as representações sociais de senso comum, bem como divulgar os Direitos Humanos.

Este objectivo – sublinha – poderá contribuir para corrigir os desequilíbrios sociais e culturais existentes ao nível das especificidades regionais do país,através de uma pedagogia e cultura política protagonizada pelos agentes de desenvolvimento, no sentido de valorizar e promover a diversidade e a solidariedadeinter-geracional como factores de cidadania.

Mais informação:

http://www.igualdades2007.com.pt

Câmara Municipal de Braga, 16 de Abril de 2007

P’ O Gabinete de Comunicação,

(João Paulo Mesquita)

Para eventual contacto, utilize 253 203 153 - 966 787 083 - comunica@cm-braga.pt

Sem comentários: