As viaturas com motor híbrido, mais económicas em carburante porque utilizam gasolina e electricidade, são perigosas para os peões porque são silenciosas, afirma a Federação Americana dos Invisuais, a NFB.
O silêncio dos motores híbridos pode provocar acidentes com peões, quer sejam cegos, crianças, idosos, ciclistas ou pessoas distraídas, segundo a Federação.
No entanto, a NFB reconhece que não houve, até à data, nenhum acidente mortal registado atribuído especificamente a viaturas híbridas.
«Efectuámos testes com cegos para conseguir perceber se as pessoas ouviam, ou não, o carro a aproximar-se antes de atravessarem a rua. E a realidade é que não ouvem», indicou à agência noticiosa francesa AFP John Paré, porta-voz da Federação dos Invisuais.
«Uma viatura deve ser identificada pelo seu barulho como sendo uma viatura», afirma Chris Danielsen, um invisual que participou num teste efectuado em Novembro, em Baltimore.
A NFB tentou contactar em vão a Toyota, a Honda e a Ford para pedir que os fabricantes acrescentassem mais ruído aos modelos híbridos.
Segundo um porta-voz da Toyota, o primeiro construtor de automóveis híbridos nos Estados Unidos, contactado pela AFP, não estão, para já, previstas alterações nesse sentido.
Diário Digital / Lusa
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt
O silêncio dos motores híbridos pode provocar acidentes com peões, quer sejam cegos, crianças, idosos, ciclistas ou pessoas distraídas, segundo a Federação.
No entanto, a NFB reconhece que não houve, até à data, nenhum acidente mortal registado atribuído especificamente a viaturas híbridas.
«Efectuámos testes com cegos para conseguir perceber se as pessoas ouviam, ou não, o carro a aproximar-se antes de atravessarem a rua. E a realidade é que não ouvem», indicou à agência noticiosa francesa AFP John Paré, porta-voz da Federação dos Invisuais.
«Uma viatura deve ser identificada pelo seu barulho como sendo uma viatura», afirma Chris Danielsen, um invisual que participou num teste efectuado em Novembro, em Baltimore.
A NFB tentou contactar em vão a Toyota, a Honda e a Ford para pedir que os fabricantes acrescentassem mais ruído aos modelos híbridos.
Segundo um porta-voz da Toyota, o primeiro construtor de automóveis híbridos nos Estados Unidos, contactado pela AFP, não estão, para já, previstas alterações nesse sentido.
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