quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Britânicos criam “telefone com rosto” para surdos

Um computador que gera imagens de rostos em movimento a partir da fala está ajudando deficientes auditivos a se comunicarem pelo telefone.

A tecnologia, batizada de Synface - a junção das palavras inglesas "synthetic" e "face", ou "rosto sintético" - foi desenvolvida por pesquisadores do Royal Institute of Technology em Estocolmo, na Suécia, e da University College London, em Londres.

O sistema foi elogiado por 40 voluntários que o testaram na Grã-Bretanha, e agora os cientistas vão usar os resultados obtidos para aperfeiçoar a tecnologia antes de colocá-la no mercado, dentro de cinco anos.
O programa pode ser instalado em um computador comum e é acoplado a um telefone.

"Brilhante"

O londrino Robin Zackheim, de 55 anos, participou da série de testes.
"É uma idéia brilhante. Há anos eu não consigo escutar muito bem ao telefone e preciso pedir às pessoas que repitam tudo"disse"(A tecnologia) permitiu que eu entendesse 90% do que as pessoas estavam falando, em vez de 40%", explicou. Os usuários conectam o telefone a um computador com o programa instalado e falam normalmente.

O sistema reconhece os diferentes sons produzidos pela pessoa do outro lado da linha e recria os movimentos labiais em um rosto artificial que se move na tela.
Isso permite que o usuário faça leitura labial em tempo real, além de ouvir a fala da outra pessoa também pelo telefone convencional.
Os pesquisadores esperam que a tecnologia possa ser utilizada também em conexão com telefones celulares, computadores handhelds e outros aparelhos portáteis.

Para os cientistas, a tecnologia também pode ser útil em ambientes barulhentos.

Fonte: Site BBC Brasil

Sem comentários: