O Ministério da Educação (ME) assina hoje com sete federações um protocolo de colaboração tendo em vista a transformação das escolas de ensino especial em centros de recursos materiais e humanos, no âmbito do novo regime jurídico da educação especial.
Numa cerimónia que contará com a presença da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e do secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, as federações vão comprometer-se «a apoiar e operacionalizar o processo de reorientação das escolas especiais para centros de recursos para a inclusão».
O Governo quer que até ao final do próximo ano lectivo todas as crianças com necessidades educativas especiais encontrem respostas adequadas no sistema de ensino regular e transformar até 2013 as escolas de ensino especial em centros de recursos humanos e materiais, numa lógica de escola inclusiva.
A Confederação para a Deficiência Mental, a Federação das Associações de Paralisia Cerebral, a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, a Federação Portuguesa de Autismo, a Federação Portuguesa para a Deficiência Mental - Humanitas e a União dos Centros de Recuperação Infantil do Distrito de Santarém e Outros - Unicrisano são as entidades que hojem assinam o protocolo.
«Constitui objectivo geral dos Centros de Recursos para a Inclusão apoiar a inclusão no ensino regular das crianças e jovens com deficiências e incapacidade, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o
máximo potencial de cada indivíduo, em parceria com as estruturas da comunidade», lê-se no documento.
As escolas de ensino especial daquelas sete federações, que se transformarão em centros de recursos, deverão criar materiais de trabalho de apoio às práticas docentes, consciencializar a comunidade educativa para a inclusão de pessoas com deficiência e promover a formação contínua de professores, entre outros objectivos.
Na cerimónia será ainda assinado um segundo protocolo com mais de 20 instituições universitárias e escolas superiores de educação, tendo em vista a formação de 1.500 professores de educação especial (no total são 4.000) num curso de 50 horas que deverá arrancar a 01 de Março e terminar a 31 de Maio.
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/
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