quarta-feira, dezembro 17, 2014

Conferência Internacional sobre Desenvolvimento e Tecnologias de Software

Bem-vindo ao DSAI 2015, a 6ª Conferência Internacional sobre Desenvolvimento e Tecnologias de Software para Melhoria de Acessibilidade e Combate à Info-exclusão. DSAI 2015 terá lugar em 10-12 junho de 2015 em Fraunhofer FIT, Sankt Augustin, Alemanha.
Tecnologias da Comunicação (TIC) Informação e desempenhar um papel importante em nossas vidas. No entanto, o desenvolvimento das TIC, que é indiferente às preocupações de inclusão social podem levantar barreiras e aumentar o fosso entre o usuário médio e pessoas com necessidades especiais, em vez de contribuir para eliminar esta lacuna e promover a igualdade de direitos e oportunidades para todos.
Os idosos e outras pessoas com necessidades especiais são frequentemente confrontados com múltiplas deficiências menores que os impedem de desfrutar dos benefícios da tecnologia e maior qualidade dos padrões de vida. De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, design tecnologia deve levar em conta a acessibilidade e usabilidade recursos para a proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas com deficiência, em todas as políticas e programas.

domingo, junho 15, 2014

Subscrevam e divulguem SFF

Criação de legislação sobre residências e melhoria dos cuidados prestados a Pessoas com Deficiência Motora Severa



Endereço: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=pessoas-def-motora 

 A SUPERA - Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade apresentou como primeiros Signatários umaPetição para a criação de legislação sobre residências e melhoria dos cuidados prestados a Pessoas com Deficiência Motora Severa.
A pretensão desta Petição Pública Coletiva é a defesa de direitos fundamentais das Pessoas com Deficiência Motora Severa que precisam de residências adaptadas às suas capacidades e/ ou de apoios para contratar cuidadores.
As entidades/ associações do nosso país não estão preparadas nem têm as condições necessárias para receber Pessoas com Deficiência Motora. Esta problemática há muito que foi identificada e deve ser discutida na Assembleia da República, podendo ser este o ponto de partida para o aumento da qualidade de vida e da possibilidade destas Pessoas exercerem a sua cidadania.
Tem-se como objetivo a criação de legislação sobre:
  • Criação de residências para Pessoas com Deficiência Motora Severa;
  • Adaptação de residências nas instituições já existentes para Pessoas com Deficiência Motora Severa;
  • Criação de condições para que as várias associações/ instituições tenham cuidadores a prestar serviços na própria residência do cliente/ utente;
  • Criação de subsídios para Pessoas com Deficiência Motora Severa, para que estas possam contratar um cuidador nas suas residências.
De referir e salientar que as Pessoas com Deficiência Motora severa estão neste momento:
  • Em entidades vocacionadas para Pessoas com outro tipo de deficiência, Lares e/ ou Serviços de Cuidados Continuados;
  • Em casa, onde muitas vezes não têm os cuidados necessários ou os familiares têm de abdicar das suas vidas para prestarem os cuidados mínimos;
  • Excluídos do acesso à Educação e vida Profissional por falta de apoio na prestação de cuidados.
Esta Petição foi disponibilizada on-line em 9 de junho de 2014, podendo ser lida na integra e subscrita no seguinte link:http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=pessoas-def-motora.

sábado, abril 26, 2014

Carro adaptado conduzido por Márcio Martins em Portugal