segunda-feira, junho 29, 2009

BANIF disponibiliza primeiro site português para invisuais

O BANIF apresentou esta quarta-feira, em Lisboa, a primeira página portuguesa na Internet que permite aos invisuais aceder a todo o conteúdo do site, podendo obter conhecimento pormenorizado de todos os produtos do banco.

Entrando em www.banif.pt, os invisuais são, a partir de hoje, conduzidos pelos diversos separadores do site por uma voz que lê as informações disponíveis.

"Esta funcionalidade permite aos nossos clientes cegos terem acesso ao nosso site, através de um sistema que é muito simples: utilizando apenas três teclas, podem ter acesso através da voz a todo o conteúdo do site", afirmou à Lusa Marques dos Santos, presidente da Comissão Executiva do BANIF.

Por questões de segurança, o site não permite que o utilizador efectue qualquer tipo de operação.

Desenvolvida em colaboração com a Associação Promotora do Ensino dos Cegos (APEC), esta iniciativa insere-se no Programa de Responsabilidade Social do grupo BANIF e "contribui para a redução da infoexclusão", acrescentou Marques dos Santos.

Para Vítor Graça, assessor de direcção da APEC, esta iniciativa "é uma mais-valia para os cegos porque deixam de ter necessidade de estar dependentes de alguém" para aceder à informação.

Diário Digital / Lusa

sexta-feira, junho 05, 2009

Engenheira deficiente visual recebe prêmio máximo da IBM

Chieko Asakawa é a primeira japonesa a ser nomeada 'IBM Fellow'. Ela criou programa que lê páginas da web para deficientes visuais.
Da France Presse

Chieko Asakawa, engenheira japonesa de 50 anos de idade, recebeu o título mais alto de reconhecimento técnico da gigante da informática IBM.

Ela foi nomeada "IBM Fellow" nesta semana pelos avanços que conseguiu ao desenvolver novas tecnologias que permitissem o uso da internet por deficientes visuais. Ela está entre os oito japoneses que receberam esse título - e é a única mulher do seleto grupo.

O prêmio de reconhecimento é o de mais alto prestígio na empresa - apenas 218 pessoas o receberam em mais de 100 anos de história.

"A colaboração de Asakawa na área de acessibilidade tecnológica foi fundamental para que a IBM se tornasse líder mundial no setor", disse a empresa norte-americana em comunicado.