sexta-feira, janeiro 30, 2015

VII Jornadas Científico-Técnicas da ASPREH


Nos próximos dia 17, 18 e 19 de abril de 2015, decorre, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, as VII Jornadas Científico-Técnicas da Asociación de Profesionales de la Rehabilitación de Personas con Discapacidad Visual de Espanha (ASPREH), pela primeira vez em território nacional.

Subordinadas ao tema "O impacto da tecnologia na reabilitação das pessoas com deficiência visual” e com Cursos de Formação acreditados pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), as VII Jornadas vêm fomentar o intercâmbio científico-técnico de distintos profissionais das áreas de intervenção na reabilitação da visão de Portugal, Espanha e Holanda.

Reforçarmos, de igual forma, a parceria existente com várias instituições e empresas na área da acessibilidade e do apoio à pessoa com deficiência de Portugal e Espanha.

Aplicação "+Fácil"

Investigadores do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) desenvolveram uma aplicação para telemóveis Android que facilita a utilização do "smartphone", funciona como localizador GPS e é destinada a pessoas idosas e que apresentem algum grau de demência, como, por exemplo, com Alzheimer.

A nova aplicação chama-se "+Fácil" e permite que qualquer pessoa saiba utilizar um telemóvel de última geração. A utilização é facilitada pela interface gráfica simplificada.

A "+Fácil" é um produto da Magickey, empresa "spin-off" do IPG criada em 2005. A aplicação foi feita em colaboração com alunas do curso de Design do IPG, responsáveis pela parte gráfica.

O projecto Magickey foi criado em 2005 no IPG e tem-se dedicado ao desenvolvimento de soluções que permitem aumentar a acessibilidade das pessoas com limitações às novas tecnologias.

A nova aplicação está a dar que falar, até nos corredores do estabelecimento de ensino. Paula Robalo, que trabalha na recepção, foi uma das primeiras pessoas a ir falar com o coordenador do projecto, Luís Figueiredo.

Os pais de Paula têm 80 anos. Não sabem mexer num telemóvel. "Dá para a minha mãe carregar numa tecla e ir imediatamente ter a um dos filhos?", questionou a funcionária do IPG ao professor enquanto a Renascença visitava o IPG.

A resposta: "sim". "Pode inclusivamente colocar a fotografia de cada um dos filhos em cima das teclas e imediatamente a ligação é feita para esse número".

A nova aplicação pode também servir de GPS, que pode ser útil para "familiares, filhos e cuidadores". "Podem fazer um pedido ‘onde estás’ para este telemóvel. E, sem intervenção da pessoa, imediatamente, ele vai dar as coordenadas exactas de onde está essa pessoa", explica o docente.

Entre as funcionalidades da "+Fácil" está ainda o atendimento automático de determinados números de telefone em alta voz. Uma funcionalidade importante para doentes de Alzheimer, por exemplo.

O Instituto Politécnico da Guarda tem disponível um pacote com telemóvel, "software", aplicação e assistência técnica por 224,90 euros.

Paula Robalo ficou com tanta vontade de colocar a aplicação nos telemóveis dos pais que não resistiu a fazer um pedido de Natal: a aplicação a um preço mais acessível. "Eu já me estou a fazer, mas era uma coisa que gostava mesmo de ter e de dar aos meus pais", sorri.

A "+Fácil" foi apresentado na Feira Portugal Maior, que decorreu de 3 a 7 de Dezembro, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

A empresa também disponibiliza as aplicações MagicEye, MagicKeyBoard, MagicHome, MagicKey, MagicSwitch, MagicWatch, MagicWheelChair, MagicJoystick e MagicPhone, destinadas a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com limitações.

quarta-feira, janeiro 28, 2015

Bengala feita em Aveiro avisa cegos sobre obstáculos.

Uma bengala que utiliza ultrassons para detetar buracos e declives está a ser desenvolvida na Universidade de Aveiro, com o objetivo de ajudar pessoas com deficiência visual. A bengala produz vibrações no punho, avisando o utilizador que se aproxima de obstáculos. O projeto nasceu no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, como resposta a um desafio da Associação Promotora do Ensino dos Cegos.