quarta-feira, novembro 22, 2006

Lançamento oficial do protótipo “ENIGMA-Cadeira de Rodas Omnidireccional”

A SAR, Soluções de Automação e Robótica, Lda, empresa spin-off da Universidade do Minho, vai fazer o lançamento oficial do protótipo “ENIGMA-Cadeira de Rodas Omnidireccional”, no próximo dia 22 de Novembro, pelas 15h00 no Auditório Nobre da Universidade do Minho em Guimarães.

Trata-se de um produto mundialmente inovador, 100% Português, para utilizadores normalmente esquecidos (os deficientes), criado numa Universidade (do Minho), desenvolvido numa recém-criada empresa de base tecnologica (SAR), que vai ser fabricado/comercializado por uma empresa já existente no mercado (OrtoMaia), com uma patente submetida, que venceu 3 prémios (BES Inovação, NortiNov, Inventuminho), e que vai ser exibida numa feira internacional em Madrid de 29 de Novembro a 2 de Dezembro.

A SAR endereça o convite a todos os interessados para assistir à apresentação oficial em Portugal deste produto 100% português, resultante de uma colaboração exemplar entre universidade e empresas.

Este projecto começou há 3 anos atrás, no seio do Grupo de Automação e Robótica da Universidade do Minho, liderado pelo Prof. Doutor Fernando Ribeiro. Com base na experiência adquirida com os robôs futebolistas, galardoados por várias vezes em eventos nacionais e internacionais, surgiu então a ideia de criar algo útil e inovador – uma cadeira omnidireccional, capaz de revolucionar o mundo das cadeiras de rodas.

Em 2004 foi desenvolvido o 1º protótipo à escala de uma criança. A ideia foi a 3 concursos nacionais tendo sido premiada em todos eles. A patente foi registada pela Universidade do Minho em 2005.

Criada em 2006, a SAR - Soluções de Automação e Robótica, Lda, tem como missão principal levar até ao mercado esta ideia inovadora. A SAR estabeleceu de imediato uma parceria de colaboração com a única empresa nacional fabricante de cadeiras de Rodas, a Ortomaia. Desta parceria, surgiu em tempo “record” (6 meses), o 1º protótipo de uma cadeira de rodas omnidireccional para adultos.

A sessão é aberta ao público e contará com uma demonstração apadrinhada pela presença do atleta Paraolimpico João Correia, que fará uma demonstração das potencialidades da cadeira.

Fernando Ribeiro (www.robotica.dei.uminho.pt)

Sem comentários: